Iran Giusti
Homens e mulheres contam ao iGay como é namorar uma pessoa bissexual. Ciúme e medo de insatisfação sexual do (a) parceiro (a) podem inviabilizar relação
A bissexualidade é uma orientação sexual ainda cercada de muitos mitos. Talvez o maior deles seja a ideia de que os bissexuais vão sempre sentir falta de sexo. Assim, uma mulher bi que está vivendo uma relação lésbica vai ter que reprimir o desejo de se relacionar com um homem, por exemplo.
SIGA O IGAY NO FACEBOOK
Mesmo sendo mais preconceito do que realidade, esse mito acaba influindo na maneira que a bissexualidade é percebida publicamente. Casada há dois anos com uma bissexual, a publicitária lésbica Geisy Panisset, 25, rejeita essa ideia preconcebida, ressaltando que baseia sua relação na confiança mútua entre ela e a parceira.
“Eu confio nela e ela em mim. Não temos relacionamento aberto, não fazemos ménage, não transamos com homens. Ciúme é inerente ao ser humano, independente de rótulos. Eu posso ser gay, hétero, bi, pan ou trans e ter ou não ciúme. Acho que as pessoas usam a bissexualidade do parceiro para justificar o ciúme. Se você não confia em um bi também não vai confiar em um hétero, gay ou na própria sombra”, sentencia Geisy.
Especialista em terapia homoafetiva, o psicólogo e psicoterapeuta Klecius Borges acredita que falta clareza sobre o conceito da bissexualidade. “Aquele que se identifica como bissexual está assumindo que é possível para ele se interessar afetivamente e sexualmente por ambos os sexos”, define Klecius.
Para o psicólogo, a falta de um entendimento pleno da bissexualidade leva à insegurança e ao ciúme. “Existe esse mito de que um bissexual sempre vai sentir falta do sexo. Na verdade, o sexo é só uma parte da relação. Se um homem bissexual está em uma relação com outro homem é porque ele se apaixonou por esse homem, se interessou por varias coisas neste homem e não só o sexo. Portanto, não tem porque sentir falta do sexo com uma mulher.”
A modelo Thayane Nicastro, 23, não esconde seu lado ciumento e diz que a feminilidade extrema da namorada provoca olhares constantes deles e delas. “Eu tenho ciúme, até porque ela é muito bonita e não tem o visual estereotipado da lésbica. Ela chama muita atenção dos homens”, conta Thayane, que fica incomodada quando engraçadinhos avançam o sinal com a parceira.
“Eu confio e acredito muito nela, não sou do tipo de namorada que briga porque deram em cima. Ela me escolheu e quer estar comigo. Mas é bem complicado quando caras chegam agarrando na balada”, admite a modelo, que sempre deixa claro para a parceira quando está incomodada em uma situação como esta. “Ela me chama de ciumentinha, me lembra que está comigo e só comigo e tudo fica bem.”
A gerente de comunicação Carolina, 27, que prefere não revelar o seu sobrenome, teve dificuldade para lidar com o passado de um namorado ao descobrir o relacionamento anterior dele com outro homem.
“Ele era meu amigo desde a época da faculdade. Já tínhamos ficado, mas acabamos nos afastando. Quando nos reencontramos alguns anos depois, voltamos a nos relacionar. Porém, um ex dele me mandou uma foto deles se beijando”, relata Carolina, que na época ficou confusa com a orientação sexual do então namorado.
A gerente de comunicação achou que o rapaz era gay, mas na verdade ele era bissexual. “Foi difícil de entender no começo. Eu não sabia que existia esta modalidade no meio. Mas aceitei logo e entendi que não dá para classificar ninguém, no que se refere ao sexo”, pondera. Curiosamente, Carolina ficava mais insegura quando o antigo parceiro estava com mulheres.
Veja quem são os famosos bissexuais:
![Na TV dos EUA, Cameron Diaz admitiu ter tido relação lésbica. Veja outros artistas bissexuais na galeria Na TV dos EUA, Cameron Diaz admitiu ter tido relação lésbica. Veja outros artistas bissexuais na galeria]()
Na TV dos EUA, Cameron Diaz admitiu ter tido relação lésbica. Veja outros artistas bissexuais na galeria
Foto: Getty Images
![A atriz Michelle Rodríguez assumiu sua bissexualidade em 2013. Ela namora a modelo Cara Delevingne A atriz Michelle Rodríguez assumiu sua bissexualidade em 2013. Ela namora a modelo Cara Delevingne]()
A atriz Michelle Rodríguez assumiu sua bissexualidade em 2013. Ela namora a modelo Cara Delevingne
Foto: Getty Images
![Cara Delevingne, a supermodelo bissexual amada da atriz Michelle Rodriguez Cara Delevingne, a supermodelo bissexual amada da atriz Michelle Rodriguez]()
Cara Delevingne, a supermodelo bissexual amada da atriz Michelle Rodriguez
Foto: Getty Images
![Casada com o astro Brad Pitt, a atriz Angelina Jolie não esconde de ninguém a sua bissexualidade Casada com o astro Brad Pitt, a atriz Angelina Jolie não esconde de ninguém a sua bissexualidade]()
Casada com o astro Brad Pitt, a atriz Angelina Jolie não esconde de ninguém a sua bissexualidade
Foto: Getty Images
![Antonia Fontenelle sobre bissexualidade: Antonia Fontenelle sobre bissexualidade:]()
Antonia Fontenelle sobre bissexualidade: "Eu gosto de gente, isso não é doença"
Foto: AgNews
![Anna Paquin, atriz da série Anna Paquin, atriz da série]()
Anna Paquin, atriz da série "True Blood", também é do time dos bissexuais
Foto: Getty Images
![Casada com o ator Brian Austin Green, Megan Fox já se relacionou com uma stripper Casada com o ator Brian Austin Green, Megan Fox já se relacionou com uma stripper]()
Casada com o ator Brian Austin Green, Megan Fox já se relacionou com uma stripper
Foto: Getty Images
![Evan Rachel Wood em 2011: 'Ser bissexual não foi uma fase' Evan Rachel Wood em 2011: 'Ser bissexual não foi uma fase']()
Evan Rachel Wood em 2011: 'Ser bissexual não foi uma fase'
Foto: Getty Images
![Lindsay Lohan já namorou homens e teve um relacionamento conturbado com a DJ Samantha Ronson Lindsay Lohan já namorou homens e teve um relacionamento conturbado com a DJ Samantha Ronson]()
Lindsay Lohan já namorou homens e teve um relacionamento conturbado com a DJ Samantha Ronson
Foto: Getty Images / AgNews / Tv Globo / Reprodução / Divulgação / SplashNews
![E a extravante cantora Lady Gaga também E a extravante cantora Lady Gaga também]()
E a extravante cantora Lady Gaga também
Foto: Getty Images
![A cantora Preta Gil disse que é A cantora Preta Gil disse que é]()
A cantora Preta Gil disse que é "total flex"
Foto: AgNews/Alex Palarea e Roberto Filho
![Fergie ao jornal inglês The Sun: “Eu tenho experimentado, mas nunca tive uma namorada fixa” Fergie ao jornal inglês The Sun: “Eu tenho experimentado, mas nunca tive uma namorada fixa”]()
Fergie ao jornal inglês The Sun: “Eu tenho experimentado, mas nunca tive uma namorada fixa”
Foto: Getty Images
![Ana Carolina estampou a capa da revista 'Veja' em 2005 com a chamada 'Sou bi. E daí?' Ana Carolina estampou a capa da revista 'Veja' em 2005 com a chamada 'Sou bi. E daí?']()
Ana Carolina estampou a capa da revista 'Veja' em 2005 com a chamada 'Sou bi. E daí?'
Foto: AgNews
![A cantora Pink se declarou bissexual A cantora Pink se declarou bissexual]()
A cantora Pink se declarou bissexual
Foto: Getty Images
![Homens e mulheres passaram pela cama da atriz Drew Barrymore Homens e mulheres passaram pela cama da atriz Drew Barrymore]()
Homens e mulheres passaram pela cama da atriz Drew Barrymore
Foto: Getty Images
![Marina Lima se assumiu bissexual na década de 80 Marina Lima se assumiu bissexual na década de 80]()
Marina Lima se assumiu bissexual na década de 80
Foto: Amauri Nehn/AgNews
![Alan Cumming se assumiu bissexual e vive com o companheiro desde 2011 Alan Cumming se assumiu bissexual e vive com o companheiro desde 2011]()
Alan Cumming se assumiu bissexual e vive com o companheiro desde 2011
Foto: Getty Images
“Como a gente só ficava, eu acabava vendo ele com outras pessoas e confesso que tinha mais ciúmes dele com meninas do que com homens. Acho que com elas a concorrência era mais direta. Mas fora isso, a relação foi ótima”, afirma Carolina.
Klecius aponta que situações como as de Thayane e Carolina se resolvem quando os parceiros conseguem dialogar além dos mitos e preconceitos. “Todas as questões de ciúme, de medo em ser trocado tem a ver com as inseguranças e não com a bissexualidade. É preciso entender que a bissexualidade não é uma estrutura rígida como heterossexualidade e a homossexualidade. A afetividade independe dos rótulos”, conclui o psicoterapeuta.