iG São Paulo
Clique e arraste para ver a transformação do ator na transexual da peça “Hedwig and the Angry Inch”, em cartaz na BroadwayNo final de março passado, Neil Patrick Harris deixou para trás, após nove temporadas (2005-2014), o papel do mulherengo Barney Stinson na série “How I Met Your Mother”. Nem bem desencarnou do garanhão, o ator de 40 anos assumiu um personagem totalmente oposto a este. Harris está vivendo uma transexual no musical “Hedwig and the Angry Inch”, que estreou há poucos dias na Broadway, em Nova York.
A mudança de personagem valeu a pena. Além de ser um dos espetáculos mais badalados desta temporada da Broadway, “Hedwig and the Angry Inch” acaba de render uma indicação de melhor ator de musical para Harris no prêmio Tony, o mais importante do teatro americano. A produção ainda recebeu outras sete indicações.
Veja a transformação de Neil Patrick Harris no teatro:
Os críticos teatrais também se derramaram em elogios à atuação de Harris. O New York Times disse que “Hedwig and the Angry Inch” o colocou na elite dos astros do musical americanos. O Hollywood Reporter chamou o desempenho dele de “mais do que fabuloso”.
“Hedwig the Angry Inch” conta a história de uma transexual alemã Hedwig (Harris) que tenta desesperadamente migrar para o lado ocidental de Berlim na década de 80, antes da queda do famoso muro que dividia a capital alemã em opostos comunista e capitalista. A personagem consegue que um soldado americano a leve para os Estados Unidos, mas antes ele exige que ela faça uma cirurgia de mudança de sexo, assumindo completamente a sua identidade feminina.
O problema é que a cirurgia de adequação de gênero não é bem- sucedida, como insinua marotamente o título do musical. Para complicar mais ainda, Hedwig é abandonada quando chega aos EUA. A tragicomédia continua quando ela tem as músicas que compôs roubadas por seu namorado, que virá astro com o fruto do roubo.
Neil Patrick Harris virou a sensação da temporada na Broadway com o espetáculo 'Hedwig and the Angry Inch'
Foto: Divulgação/Joan Marcus
Arrebatadora, a performance é alvo de muitos elogios da crítica teatral americana
Foto: Divulgação/Joan Marcus
Na peça, ele vive uma transexual alemã que vai parar nos EUA depois de uma cirurgia de mudança de sexo
Foto: Divulgação/Joan Marcus
O ator está irreconhecível na pele da transexual
Foto: Divulgação/Joan Marcus
Harris e casado com David Burtka, a quem conheceu numa rua de Nova York, em 2004
Foto: Getty Images
Harris e David com os fofos filhos gêmeos Harper Grace e Gideon Scott
Foto: Getty Images
O casal tem uma mansão no bairro do Harlem, em Nova York, avalaliada em R$ 8 milhões
Foto: Reprodução/Corcoran
Nu na capa da Rolling Stones de maio, Harris disse que se assumir fez bem para sua carreira
Foto: Divulgação
No ano de 2007, Neil apresentou publicamente o seu então noivo David no tapete vermelho do prêmio Emmy
Foto: Getty Images
Harris comandou a edição 2013 do prêmio Emmy
Foto: Divulgação/CBS
Também desde 2009, ele apresenta outro prêmio, o do melhores do teatro americano, o Tony Awards
Foto: Getty Images
Neil começou a carreira cedo, aos 15 anos, ao lado de Whoopi Goldberg no filme “Clara's Heart”, em 1988
Foto: Divulgação
No ano seguinte, aos 16, o ator ganhou a sua própria série, 'Doogie Howser, M.D.'
Foto: Getty Images/Divulgação
Doogie Howser era um adolescente precoce que trabalhava como médico
Foto: Getty Images/Divulgação
Além de toda essa trama rocambolesca, o musical conta uma trilha sonora roqueira que sacode a plateia.
O espetáculo estrelado por Harris é uma remontagem do original de 1988, escrito, dirigido e estrelado por John Cameron Mitchell. Em 2001, o texto teatral ganhou uma versão no cinema, que no Brasil ganhou o título de “Hedwig – Rock, Amor e Traição”.
GAY ASSUMIDO E PAI DE FAMÍLIA
Em 2006, Harris saiu do armário em uma entrevista à revista People. "Estou feliz por dissipar os rumores e os equívocos, estou muito orgulhoso em poder dizer que sou um homem gay muito feliz, que vive sua vida plenamente.”, declarou ele à publicação. Um ano depois, o ator assumiu seu relacionamento com o então noivo David Burtka no tapete vermelho do prêmio Emmy.
Na época em que o ator se assumiu, especulações nos bastidores da indústria do entretenimento nos EUA colocaram em dúvida a possibilidade de Harris continuar mantendo a veracidade do papel de garanhão mulherengo em “How I Met Your Mother” depois de se revelar gay.
O tempo mostrou que as especulações eram infundadas. Neil manteve com competência o papel na série. O conquistador inveterado Barney foi certamente um dos responsáveis por essa longevidade do programa.
A carreira dele nas telas começou cedo. Aos 15 anos, ele estrelou ao lado de Whoopi Goldberg o filme “Clara's Heart”, em 1988. No ano seguinte, aos 16, o ator ganhou a sua própria série, “Doogie Howser, M.D.” , na qual vivia o personagem-título, um adolescente precoce que trabalhava como médico. O seriado, que no Brasil levou o nome de "Tal Pai, Tal Filho", teve quatro temporadas.
Depois de muitos papéis na TV, no cinema e também nos palcos, Harris estreou com sucesso em 2009 como apresentador do Tony, a premiação que celebra os melhores espetáculos da Broadway e que agora tem o ator entre os seus indicados neste ano.
Neil e David têm um lindo casal de filhos gêmeos de três anos, Harper Grace e Gideon Scott. Eles nasceram em 2010, por meio de uma de inseminação artificial numa barriga de aluguel.
No documentário da HBO “The Out List” (2013), o ator e apresentador contou como conheceu o marido David, em 2004. “Um dia, eu estava andando em uma rua de Nova York com uma amiga e vi um conhecido dela, parecendo James Dean, todo estiloso. Falei que ele era um gato, mas minha amiga disse: ‘Esquece, o David não é gay. Só que nós dois começamos nos encontrar logo depois. E como um bom casal de lésbicas, fomos morar juntos depois de três meses. Nunca mais nos separamos.”