iG São Paulo
Alemão Thomas Hitzlsperger acredita que ainda há um longo caminho a percorrer até um jogador gay assumido fazer parte de um time de primeira divisão ou de uma seleção nacionalO ex-jogador de futebol alemão Thomas Hitzlsperger, que se assumiu gay recentemente, disse que os gays praticantes deste esporte são ignorados no meio esportivo. “Os jogadores de futebol homossexuais são invisíveis”, declarou ele, numa entrevista ao programa "Today", transmitido pela rádio britânica BBC 4, nesta quinta-feira (09).
Integrante da seleção alemã entre 2004 e 2010, Hitzlsperger afirmou ainda que há um longo caminho antes de um jogador homossexual assumido fazer parte de um time de primeira divisão ou de uma seleção nacional
Hitzlsperger tinha consciência de sua homossexualidade no final de sua carreira, mas não se sentiu a vontade para sair do armário. “Não sabia o que ia acontecer. Não imaginava (a possibilidade de) jogar futebol e me assumir ao mesmo tempo", explicou o ex-atleta, que não tinha nenhum problema de aceitação na ocasião."Queria ser um jogador de futebol mais do que eu queria falar da minha vida privada”.
"Eu poderia ser o primeiro jogador de futebol a jogar na liga principal a se assumir, mas os jogadores que já fizeram isso levantaram tantas questões, achei que não valia”, prosseguiu Hitzlsperger, torcendo para que a homossexualidade seja tratada como natural no futuro no futebol.
Relembre outros esportista que saíram do armário:
Outros atletas são também assumidamente gays, com o jogador de futebol do Los Angeles Galaxy, Robbie Rogers
Foto: Getty Images
O ex-patinador Brian Boitano se assumiu gay após ser convidado a integrar a delegação dos jogos olímpicos na Russia
Foto: AP
Brian Boitano que ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1988
Foto: AP
Outros esportistas também já se assumiram sua orientação sexual como a dona de muitos títulos de campeã no tênis, Billie Jean King
Foto: AP
A jogadora de hóquei Caitlin Cahow sempre se posicionou como lésbica
Foto: Getty Images
A tenista Martina Navratilova criticou o COI e a FIFA em evento da ONU
Foto: Getty Images
O jogador de basquete Jason Collins foi o primeiro atleta em atividade da liga NBA a se assumir homossexual e também esteve no evento
Foto: Getty Images
Dom Delay se assumiu gay em dezembro por meio de um vídeo no youtube
Foto: Getty Images
Greg Louganis ganhou cinco medalhas olímpicas
Foto: Getty Images
Jogador de Vôlei Michael se assumiu após sofrer ofensas da torcida do time rival em 2011
Foto: Divulgação
O jogador de futebol Anton Hysen assumiu ser gay em março deste ano
Foto: Reprodução
A tenista francesa Amelie Mauresmo, se assumiu lésbica em 1999
Foto: Getty Images
Brittney Gringer, que também joga basquete, falou da sobre publicamente sobre sua homossexualidade em 2013
Foto: Getty Images
Gareth Thomas é recordista de partidas na seleção de rúgbi de País de Gales. Assumiu a homossexualidade em 2009
Foto: Getty Images
David Testo (23) disse que seus colegas de time já sabiam que ele era homossexual
Foto: Getty Images
Hitzlsperger diz ter dúvidas sobre a tão discutida suposta aversão aos de gays neste esporte. “Eu não sei se o futebol é um ambiente tão homofóbico. As pessoas simplesmente especulam que é”, observou ele, acrescentando que não há exemplos de jogadores assumidos nas grandes ligas, o dificulta a averiguação desta hipótese.
O gesto do alemão foi saudado pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, que lembrou do time inglês que o ex-atleta jogava. "Como um fã do Aston Villa, eu sempre admirei o que Hitzlsperger fez em campo, mas o admiro ainda mais hoje. Sua atitude corajosa e importante", escreveu Cameron em seu perfil no Facebook.
Helen Grant, ministra britânica do Desporto e Igualdade, também elogiou a atitude do ex-jogador, numa entrevista ao site Pink News. "É uma grande notícia que Thomas Hitzlsperger ter tido a coragem de se assumir. Embora tenhamos feito grandes progressos na mudança de atitudes em relação à comunidade gay , ainda existem muitas pessoas que são invisíveis ou que ainda estão escondendo sua sexualidade com medo da homofobia. Há muito a fazer para ajudar a combater a homofobia no esporte ".