iG São Paulo
Apesar de contrário ao casamento gay, o republicano Chris Christie disse que expor crianças a esse tipo de procedimento é um risco graveO governador de Nova Jersey Chris Christie assinou na última segunda- feira (19) uma lei que proíbe terapeutas de realizarem tratamentos de 'reversão' de homossexualidade, a chamada 'cura gay', em menores de 18 anos. Com a definição, o Estado é o segundo a aprovar uma legislação com este teor, o segundo foi a Califórnia.
Na assinatura da legislação, o governador citou uma lista completa dos grupos que rejeitaram a terapia de 'cura gay', por ser um tratamento perigoso e por ter um efeito nocivo sobre os jovens. "Acredito que expor as crianças a esses tratamentos, sem evidência clara de que os benefícios superam os riscos graves, não é apropriado. É com base nesta análise que assino este projeto de lei", declarou Christie, que é do partido Republicano.
Bastante criticado por grupos conservadores ao aprovar a lei, o governador rebateu os argumentos de que estaria limitando a escolha dos pais no tratamento para dos filhos.
“Eu acredito que em questões de tratamento médico para as crianças, devemos ouvir especialistas na área para determinar os riscos relativos e benefícios”, explicou Christie.
Ele prosseguiu citando a opinião de respeitados orgão americanos sobre o assunto. "A Associação Americana de Psicologia descobriu que os esforços para mudar a orientação sexual podem representar riscos críticos para a saúde, incluindo, mas não limitado a depressão, abuso de substâncias, isolamento social, diminuição da autoestima e pensamentos suicidas”.
Segundo o jornal Los Angeles Times, Christie, Christie é considerado como um provável candidato à presidência do EUA nas eleições de 2016. Ele é católico e se opõe ao casamento gay. O estado que governa é um dos dois no Nordeste americano que não reconhece a união entre pessoas do mesmo sexo.
Num comentário enviado a CNN, o governador afirmou que apesar da posição de sua igreja, "sempre acreditei que as pessoas nascem com a predisposição a ser homossexual."
O projeto de New Jersey defende que ser "lésbica, gay ou bissexual não é uma doença, desordem, eficiência ou defeito"
"Não há maior conquista do que ajudar a impedir o abuso de nossa juventude", observou Troy Stevenson, do grupo de advogados Garden State Equality, num comunicado emitido logo após a assinatura da lei contra a 'cura gay'.
"Ele irá proteger os jovens de serem abusadas por aqueles em quem deveriam confiar, na maioria, seus pais e médicos", completou Steveson.
Já John Tomicki, da conservadora Liga das Famílias Americanas, chamou o projeto de lei inconstitucional e prometeu fazer de tudo para a impedir que a medida entre em vigor.
Ações judiciais já impediram a proibição da Califórnia e a legislação permanece congelada. Um painel de três juízes dos EUA debate a constitucionalidade da decisão por conta dos argumentos dos opositores, que afirmam que a medida viola os direitos de liberdade de expressão.