iG São Paulo
Nessa semana, a coluna do Pomba dá destaque ao que vem sendo feito em termos de cultura e ativismo LGBT na Zona Leste.E cada vez mais o meio LGBT vem criando opções fora da região central. A zona leste já vinha se destacando com boas opções de bares e baladas voltadas ao público GLS / LGBT e agora atividades culturais e de militância vem crescendo na região. Além de possuir um Centro de Cidadania que fica em São Miguel Paulistra na Av. Nordestina, 496 (próximo da estação São Miguel Paulista da CPTM - linha 12).
Leia também: Polêmico escritor gay, Santiago Nazarian lança livro de terror Neve Negra
Sarau drag acontece nesse sábado 23 de setembro na zona leste
Foto: Reprodução
O coletivo periférico Família Stronger apesar de atuar de forma capilarizada em vários bairros e cidades do interior e grande São Paulo, tem uma base forte na zona leste. Tanto que realizará o 1º Sarau Drag Stronger em Itaquera no próximo sábado.
1º SARAU DRAG STRONGER
Evento: https://www.facebook.com/events/281663028988474/
Okupação Cultural Coragem - Sábado 23 de setembro das 18h as 21h - Entrada franca
Rua Vicente Avelar, 53 - Cohab II - Itaquera, (em frente a praça Brasil e a 7 minutos da estação José Bonifácio)
O 1º Sarau Drag Stronger é um evento inteiramente pensado em divulgar e enaltecer a cultura drag queen voltado para a periferia. Presença confirmada do DJ Julio Giusti, do Grupo Divine e de Xenia Estrela Drag, Arthemys Carvo e Susana Hernandes. Mas o sarau é aberto, ou seja se você for drag queen, vai ter microfone aberto para fazer sua performance. Só chegar e dublar. E Todas as artes são bem vindas, canto, dança, poesia, mas com enfoque LGBT.
Cartaz da 1ª Parada LGBT da Cidade Tiradentes
Foto: Reprodução
O coletivo Família Stronger também estará promovendo a 1ª Parada LGBTQIA+ da Cidade Tiradentes no dia 22 de outubro. O tema (muito apropriado para os tempos bicudos que estamos vivendo atualmente no Brasil) "Não faça de sua religião minha lei" será em defesa do estado laico e contra a intolerância religiosa.
Antecedendo a parada, em parceria com a Casa de Cultura Hip Hop, acontecerá a Semana da Diversidade da Cidade Tiradentes, com muitos eventos, como palestras sobre prevenção à ISTs e HIV/AIDS, Cine Diversidade, evento Diversas Vozes e premiação aos militantes e personalidades LGBTQIA+ periféricos de destaque.
Mais informações no evento do facebook: https://www.facebook.com/events/109217709792221/
Leia também: Transver: Cultura LGBT no SESC Santo André em setembro
SEMINÁRIO POLÍTICAS LGBT EM FOCO NO ITAIM PAULISTA
O Seminário Politicas LGBT em Foco Discutindo, Criando e Ampliando políticas públicas para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais acontecerá no próximo dia 20 de setembro, quarta das 10 as 15 horas. O local será o Auditório da Prefeitura Regional do Itaim Paulista (Avenida Marechal Tito, 3012 - próximo da Estação Jardim Helena - Vila Mara - linha 12 CPTM). O Seminário tem entrada franca e é organizado pelo Centro de Cidadania LGBT da Zona Leste Laura Vermont. Maiores informações pelo telefone (11) 2032-3737.
PROGRAMAÇÃO
Nessa quarta 20 de setembro%2C acontece o Seminário LGBT em Itaim Paulista
Foto: Reprodução
10h - Abertura Oficial
Boas Vindas
Coordenadora CCLGBT Laura Vermont
Adriana Lisboa
Apresentação da Equipe do CCLGBT Laura Vermont
Articulador Social Ghe Santos
Protocolo
10h30 - Apresentações
Politicas Publicas LGBT
Ivan Batista
Coordenador de Politicas LGBT Prefeitura de São Paulo
Anna Marques
Subsecretária de Políticas da Diversidade de Guarulhos
Andre Pomba Cagni
Secretaria de Cultura do Estado de SP
Diego Oliveira
APOLGBT - Associação da Parada LGBT de SP
12h - Politicas Publicas LGBT e HIV/AIDS
Fabíola Santos Lopes
CRT - Centro de Referencia e Treinamento DST/ Aids de SP
Carue Contreiras
Casa da Pesquisa do Centro de CRT - CRT - Centro de Referencia e Treinamento DST/ Aids de SP
13h - Movimentos Sociais e a Construção de Politicas Publicas LGBT
Beto Silva
CAE Florescer
Junior Farias
Movimento LGBT Itaim Paulista
E não é que a Zona Leste está dando aula de ativismo e cultura LGBT para a região central de São Paulo? E para saber mais dicas de cultura, acompanhe a coluna do Pomba aqui no iGay .