Quantcast
Channel: iGay: Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT - iG
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1714

São Paulo celebra 21º edição da Parada SP com 19 trios elétricos

$
0
0

iG São Paulo

Com a temática "Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei. Todas e todos por um Estado laico" estima-se que três milhões de pessoas se reúnam na capital paulista para celebrar a Parada do Orgulho LGBT

Este ano, a Parada SP irá contar com shows de Anitta, Daniela Mercury e Naiara Azevedo

Este ano, a Parada SP irá contar com shows de Anitta, Daniela Mercury e Naiara Azevedo

Foto: shutterstock/Reprodução

Neste domingo (18) a cidade de São Paulo amanheceu mais colorida do que nunca. Com a temática que faz crítica aos julgamentos religiosos da sociedade ao público homossexual, a 21º Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) será celebrada com o slogan “Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei. Todas e todos por um Estado laico”.

Leia também: Orgulho LGBT: SP é estado com maior número de uniões estáveis homoafetivas

Conhecida também como Parada SP, a estimativa é que o cortejo reúna 3 milhões de pessoas. A concentração, que já ocorre desde às 10h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, região central da cidade, conta com um público animado, cheio de carisma e fantasias e decorações, que, além da diversão, estão em busca do fim do preconceito de gênero.

O evento contará com a presença de 19 trios elétricos, que terão a participação das cantoras Anitta, Naiara Azevedo, Daniela Mercury e outras atrações, que farão o percurso de quase 3,5 quilômetros, partindo da avenida mais popular de São Paulo em direção à Rua da Consolação. De lá, as pessoas poderão seguir até o Vale do Anhangabaú, que terá a apresentação de artistas como a cantora Tâmara Angel e outros representantes do movimento LGBT.

E vale de tudo para participar da festa. A carioca Tamis Mesquita, 19 anos, afirmou que pegou carona em um caminhão para conseguir chegar a tempo da parada. Para ela, o assunto abordado pelo evento a representa. “Fui expulsa de casa por uma mãe muito religiosa há um mês e meio, ela não me aceitou. Estou me sentindo em casa [na parada], precisava vir pra cá, me sentir bem e ver que pessoas que, como eu, passam pela mesma situação”, disse a jovem à Agência Brasil.

Leia também: Parada gay em SP tem cartaz e gritos de 'Fora Temer'

Logistica

Para os paulistas que precisam passar pela Avenida Paulista, será preciso escolher rotas alternativas, já que a o trecho está interditado desde às 10h. A Rua da Consolação também está bloqueada nos dois sentidos. Para saber a situação das vias e quando serão liberadas, acesse o site da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). cetsp.com.br.

A melhor opção é o transporte público. No entanto, algumas linhas de ônibus que atendem a região deverão estar com seus caminhos alterados, aderindo um novo itinerário. As mudanças poderão ser consultadas no portal da SPTrans.

Segurança

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) estão atuando na segurança do evento, juntamente à Delegacia de Crimes de Intolerância (Decradi), que estarão de prontidão caso haja algum incidente durante a parada.

O trajeto conta com pontos de apoio com atendimento médico, bombeiro, PM e ambulância, além do auxílio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) através do monitoramento com câmeras de segurança. Aproximadamente 700 banheiros químicos estão disponíveis ao longo do percurso.

Organizada pela Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (APOGLBT/SP) e a Prefeitura de São Paulo, o desfile da Parada SP conta com o patrocínio de instituições e empresas que apoiam a causa, o combate e o fim da discriminação ética por sexo ou gênero. Segundo a prefeitura, o evento deverá movimentar a economia da capital em aproximadamente R$ 45 milhões.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Trump anula norma que permitia transgênero escolher banheiro nas escolas dos EUA


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1714

Trending Articles