iG São Paulo
O guia tem como objetivo ensinar sobre saúde sexual e prevenção de doenças também às lésbicas; confira algumas dicas da publicaçãoA Fundação Triângulo de Madrid, organização que atua na defesa dos direitos sexuais das pessoas LGBT da Espanha, lançou um guia sobre saúde sexual e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis destinadas às mulheres que fazem sexo com mulheres e homens trans.
Leia também: Brinquedos eróticos para elas: o que é mais vendido na sex shop para lésbicas
Guia foi lançado para informar facilmente sobre práticas sexuais mais seguras
Foto: Reprodução
De acordo com o portal de notícias mexicano “Desastre”, o guia é uma forma de disponibilizar informações fáceis sobre práticas sexuais mais seguras. "É uma necessidade de vários anos e, finalmente, fizemos esse trabalho voluntário com o apoio da Câmara Municipal de Coslada. Queremos deixar claro que existe a sexualidade das mulheres e temos de ter informação clara para fazer nossas próprias decisões de forma livre e bem informada", disse Inmaculada Esteban, delegada da Fundação Triângulo, ao veículo.
Leia também: Casal de lésbicas usa Facebook para conseguir o "doador ideal" de esperma
A iniciativa foi lançada em colaboração com o Departamento de Saúde e Consumidores da cidade de Coslada e foi nomeado “Guia de Saúde Sexual para as mulheres que fazem sexo com mulheres”. Ele também possui obras de arte por Daniela Estandía e design editorial Carmela García.
O projeto tem como base o trabalho publicado pela organização Stop Sida em 2011, cuja informação foi alimentada pelas mulheres da Fundação Triângulo. As ativistas que fizeram este material notaram que existe um vazio na produção e divulgação de informações relacionadas à saúde sexual de mulheres e outros setores que não são heteressexuais ou cisgêneros. Além disso, grande desses materiais está relacionado ao HIV, deixando de lado outras DST’s que também podem atingir a população.
Leia também: Estudo indica que mulheres são bissexuais ou lésbicas, mas nunca hétero
Usar luvas de látex durante práticas sexuais que envolvem o uso das mãos é uma das dicas
Foto: Reprodução
Orientações
Na publicação, há sete dicas fundamentais sobre os cuidados de saúde sexual das mulheres, que são:
1. Ir até um médico e tirar todas as dúvidas
2. Avisar os parceiros sexuais atuais ou anteriores sobre DST's
3. Usar preservativo na hora de se aventurar com brinquedos sexuais
4. Vacinar-se contra a hepatite
5. Ficar em alerta com o HIV para estabelecer métodos de redução de danos,
6. Usar luvas de látex durante as práticas sexuais que envolvem o uso das mãos
7. Por fim, o guia sugere procurar um médico antes de fazer uma penetração onde haja tenha risco de contrair HIV.